Blog

Seja bem-vindo ao blog dos Tarimbados, onde exploramos com mais detalhes as técnicas, dicas, truques e sugestões que fazem a diferença na cozinha.

Voltar
capa postagem tarimba

27/05/2023

É Tangerina, Bergamota ou Mexerica?


A origem das tangerinas/mexericas/bergamotas

Dependendo do local do Brasil que você está, vai encontrar uma denominação diferente para a mesma fruta. Sendo elas tangerinas, mexericas, bergamotas, mandarinas, laranjas cravo ou mimosas, elas são originárias do Sul da China e foram exportadas para a Ásia Central. Diferentemente das laranjas e outras frutas cítricas asiáticas, que rapidamente foram introduzidas na região do Mediterrâneo pelos árabes no século XVI, as tangerinas chegaram na Europa somente por volta de 1807, importada para a Inglaterra. Depois chegaram na Itália e de lá se espalharam por toda a região mediterrânea e chegaram ao Brasil pelas mãos dos portugueses.

Ainda no início do século XIX as tangerinas eram artigo de luxo na Europa, sendo consumidas somente no Natal.

Após a Primeira Guerra Mundial a demanda europeia por laranjas e mexericas aumentou muito pois seu valor nutricional já era comprovado e estava em evidência pela riqueza em vitamina C. As diversas espécies de tangerina são bastante apreciadas desde então, por seu sabor específico e por serem mais fáceis de descascar e comer (gomos), quando comparadas às laranjas.

Em 2019 foram produzidas cerca de 35,4 milhões de toneladas de tangerina no mundo todo, sendo a China o maior produtor mundial (56,1%) e o Brasil o sétimo maior produtor dessa fruta (2,8%).

Nesse mesmo ano, segundo a FAO (autoridade de Agricultura e Alimentação da Organização das Nações Unidas – ONU), foi colhido um total de 968,9 milhões de toneladas de frutas no mundo todo e as tangerinas representam 3,7% desse total, ocupando o lugar de 8ª fruta mais colhida em 2019.

O estado de São Paulo é o principal fornecedor do país, sendo o Vale do Ribeira o maior produtor de tangerinas do Brasil.

A safra de tangerinas no Brasil, geralmente ocorre de março a setembro, com concentração entre maio e agosto, nesses períodos ocorrem picos de safra, onde os preços caem bastante.

 

Aspectos nutricionais

Em 100g de mexerica temos: 38kcal, 9,6g de carboidratos, 0,8g de proteínas, 0,1g de gorduras e 0,9g de fibra alimentar.

No geral todas possuem cor laranja a laranja avermelhada e possuem de 9 a 13 gomos. São ricas em vitamina C e fibras, componente muito importante na rotina alimentar, que auxilia no controle da glicemia e manutenção dos níveis de colesterol quando combinados à uma boa alimentação.


Tipos de tangerinas/mexericas/bergamotas

Vamos às variedades mais comuns encontradas nos nossos mercados:

Tangerina Cravo – possui poucas sementes, formato mais achatado. Casca mais avermelhada, fina e fácil de soltar e de sabor doce-acidulado.

Tangerina Dancy – variedade sem sementes. Casca fina e fácil de soltar e sabor doce-acidulado fraco.

Tangerina Dekopon – variedade híbrida, resultado do cruzamento Ponkan com kiyomi (fruta cítrica japonesa). É uma variedade sem sementes, bem grande e de casca bastante grossa e razoavelmente aderida. Sabor doce-acidulado. É a de número 2 na foto ilustrativa.

Tangerina Satsuma – variedade sem sementes. Casca fina e fácil de soltar e de sabor doce-acidulado.

Mexerica Rio – tamanho menor quando comparada às demais. Casca fina e difícil de soltar, bem aderida mesmo e de sabor doce acidulado. É a de número 4 na foto ilustrativa.

Tangerina Murcote – possui muitas sementes, casca fina e bem difícil de soltar. Sabor doce. Variedade híbrida, fruto do cruzamento de laranja com tangerina. É a variedade mais utilizada para fazer sorvete e sucos. É a de número 3 na foto ilustrativa.

Tangerina Ponkan – possui bastante sementes, possui casca mais grossa e fácil de soltar. Sabor doce-acidulado leve. É a mais comum no Brasil. É a de número 1 na foto ilustrativa.

Mexerica Montenegrina – pouca semente, casca fina e solta e de sabor doce.

 

Curiosidades sobre as tangerinas/mexericas/bergamotas

A palavra tangerina é o feminino de tangerino, nome relativo a Tânger, cidade do Marrocos. O Houaiss explica a palavra mexerica como um derivado de “mexericar”, no sentido de denunciar, uma vez que seu odor denuncia imediatamente quem a comeu

A tangerina é pouco utilizada na fitoterapia, seu óleo essencial não deve ser ingerido, mas o seu uso tópico pode aliviar a tensão, relaxar espasmos musculares e melhorar a digestão.

Por pertencer ao grupo das frutas cítricas, possui ácido cítrico, substância que comprovadamente auxilia na prevenção de cálculos renais (não ajuda a eliminar, e sim a prevenir formação de novas pedras nos rins). Quando consumimos ácido cítrico presente nessas frutas e sucos, eliminamos citrato na urina e essa substância que auxilia a prevenir a formação de cálculo renal. Mas lembre-se que a combinação que vale é: boa hidratação + consumo do alimento que possui ácido cítrico.


Receitas com tangerinas/mexericas/bergamotas

Essa semana, no embalo do tema desse artigo, carregamos algumas receitas para você. 
Que tal testar a Chimia (como a turma no Sul chama a geleia) de bergamota?
Temos também a receita dos fofinhos e saborosos Muffins de Tangerina e Kefir e do Bolo de Tangerina.
Se quiser se arriscar em preparações salgadas, recomendamos o Frango Asiático com Molho de Tangerina, a receita que ficou famosa pela citação no seriado "The Big Bang Theory".

E temos também o Molho de Tangerina e Mel para saladas e a rica e exótica Salada de Lentilha com Vinho Branco e Uvas Verdes, que também tem as tangerinas em sua composição.
Enfim, entra aí e bota Tangerina/Bergamota/Mexerica na sua lista de buscas e vê o que mais temos pra você!


Sobre a autora: Luísa Mascarenhas. Nutricionista. CRN 26381 

 

Se ainda não for um Tarimbado, CADASTRE-SE agora e acesse nossas receitas e todas as demais facilidades da plataforma, por um período de 60 dias de DEGUSTAÇÃO GRATUITA.

 

Depois da degustação você só se torna um assinante se quiser.

 

 

 

 

Imagem de capa:  Acervo da Tarimba na Cozinha.

#1 Pokan

#2 Dekopon

#3 Morcote

#4 Rio



Deixe seu comentário



Comentários


Avatar Tarimba
Juçara Maria de Oliveira da Silva
Adoro bergamota ainda mais qdo ta frio adorei as receita.
27/05/2023 - 14:19
Responder



Avatar Tarimba
Antonio Coelho Filho
Belo artigo. Aprendi muito. Vou consumir mais desta fruta. Abraço.
27/05/2023 - 12:10
Responder



Avatar Tarimba
MARIANNE LOFF
Gostei do artigo . Tangerina, ou melhor a bergamota, faz parte do nosso inverno no Sul . Geleia de bergamota é fácil de fazer , e é uma delícia !
27/05/2023 - 12:09
Responder







Busca por palavra

Lupa

Marcadores

  • Alimentação saudável
  • Bases da Culinária Tarimbada
  • Cardápios para datas especiais
  • Culinária e História
  • Ingredientes
  • Jeito Tarimbado
  • Locais Tarimbados
  • Nossos Parceiros Tarimbados
  • Parcerias Tarimbadas
  • Pesos, Medidas e Equivalências
  • Promoções da Tarimba na Cozinha
  • Questões atuais da alimentação
  • Receitas + e Desperdício Zero
  • Técnicas Culinárias
  • Temperos e Condimentos
  • Textos divertidos
  • Utensílios

Mais Recentes


thumbnail postagem tarimba

Massa Folhada: Origem e Preparação

21/06/2023

Continuar Lendo...
thumbnail postagem tarimba

É Tangerina, Bergamota ou Mexerica?

27/05/2023

Continuar Lendo...
thumbnail postagem tarimba

Como variar suas preparações para ter uma dieta mais saudável

22/04/2023

Continuar Lendo...
thumbnail postagem tarimba

O Mamão

23/03/2023

Continuar Lendo...
thumbnail postagem tarimba

Você já ouviu falar das PANCs?

04/02/2023

Continuar Lendo...