Seja bem-vindo ao blog dos Tarimbados, onde exploramos com mais detalhes as técnicas, dicas, truques e sugestões que fazem a diferença na cozinha.
Voltar20/07/2021
Quem assistiu à animação da Disney, Ratatouille (ou Ratatui, se preferir), temos certeza, saiu do cinema afetado pela bela mensagem do filme em que um ratinho era o autor de pratos deliciosos em um restaurante de Paris, a Meca da cozinha mundial. Impossível, pelo menos para a maioria, não ter saído do cinema com aquela coceira de se aventurar na cozinha. O filme realmente traz à tona aquele cozinheiro(a) que tem escondido dentro de arquitetos, médicos, engenheiros, esportistas, enfim, dentro de todos que não tem na cozinha o seu meio de vida, mas que têm como aquele momento de prazer, nos quais criamos nossas receitas que podem ser consideradas simples, mas que certamente são deliciosas. Ora, o próprio prato que empresta o nome ao filme é uma receita simples, algo para "bater um rango”, mas que, como tudo o que é dito em francês, fica soa chique.
É quando se vai para a cozinha sem nenhuma obrigação, a não
ser a diversão e a descoberta, que são criadas aquelas receitas que, se não vão
ganhar as cobiçadas estrelas da Michelin, certamente vão ganhar os mais
rasgados elogios da sua família e dos amigos que têm o privilégio de frequentar
a mesa de jantar da sua casa. Nós estamos aqui para ajudar a acabar com a
percepção de que os pratos simples não merecem atenção e que, por isso, têm que
ficar escondidos dentro dos limites da sua casa. Não caro leitor e cara
leitora. Para nós, o que dá gosto especial a cada receita é a tarimba que cada
um tem.
Por isso, estamos incentivando a todos os nossos amigos aqui da plataforma através de um convite: Mostre a sua Tarimba. Compartilhe aquela receita que pode não ter nome chique, mas tem um sabor espetacular. Essa preciosidade merece ultrapassar os limites da sua casa, chegar a outras mesas, ser posta à disposição de mais pessoas, para que elas possam se deliciar com a sua tarimba no forno e no fogão. Porque bonito não tem que ser o nome, bonito é quando os convivas se deliciam cheios de prazer com os seus quitutes e ainda pedem mais.
Sobre o autor: Fábio Victória é publicitário e cronista.
Compartilhe suas receitas na Tarimba e ganhe
prêmios!
